IAS 1 ou CPC 26 - Apresentação das Demonstrações Financeiras/Contábeis
De acordo com o sumário técnico encontrado no site da IFRS, visualizado em 23 de setembro de 2013, IAS 1 – Apresentação das demonstrações financeiras foi emitida em um de janeiro de 2011. Esta Norma prescreve a base de apresentação de demonstrações financeiras para fins gerais para garantir a comparabilidade tanto com as demonstrações financeiras de períodos anteriores da entidade quanto com as demonstrações financeiras de outras entidades. Ela estabelece requisitos gerais para a apresentação de demonstrações financeiras, diretrizes para a sua estrutura e requisitos mínimos para o seu conteúdo.
Dentro destes conjuntos, é necessário: uma demonstração da posição financeira no final do período; uma demonstração do resultado abrangente para o período; uma demonstração das mutações do patrimônio líquido para o período, isto é, todas as alterações que o patrimônio líquido possa sofrer deveram constar nesta demonstração; uma demonstração dos fluxos de caixa; notas explicativas, e uma demonstração da posição financeira no início do período para comparação, caso a entidade mude ou reclassifique itens, deverá reclassificar esta demonstração comparativa também; todas as demonstrações acima descritas deverão ser apresentadas pelo menos uma vez ao ano.
A entidade divulgará todas essas informações para que permitam aos usuários de demonstrações financeiras avaliarem os seus objetivos, políticas e processos de gerenciamento de capital.
De acordo com o sumário do pronunciamento técnico CPC 26 R1, visualizado em 23 de setembro de 2013. O objetivo do CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis é definir a base para a apresentação de demonstrações contábeis, inclusive as separadas e consolidadas, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades. Um conjunto completo de demonstrações