gestão financeira
1.1 Apresentação do Tema Ao falarmos sobre a IAS 1 veremos que com a aprovação do regulamento 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia, as sociedades mobiliários admitidos a cotação em mercado regulamentado serão obrigadas a preparar e apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as disposições previstas nas Normas Internacionais de Contabilidade, doravante designado por IAS.
1.2 Importância do Tema É um tema muito relevante na área de Contabilidade e Administração, isto porque a adopção das IAS vai introduzir importantes alterações na forma de preparação e apresentação das demonstrações financeiras.
1.3 Objectivos Gerais
Conhecer qual é o objectivo e o âmbito da IAS 1.
1.4 Objectivos Específicos Fundamentar os principais elementos constantes da Demonstração dos Resultados. Especificar a caracterização das estruturas A e B que IAS 1 estabelece nas demonstrações.
1.5 Metodologia Durante a elaboração deste trabalho realizamos a pesquisa qualitativa, no que está latente a revisão de Literaturas, e promovemos também uma serie de debate com os colegas envolventes no grupo, isto sobre o tema em causa.
2. Conceito da IAS 1 - Apresentação de Demonstrações Financeiras A IAS 1 - Apresentação de Demonstrações Financeiras é uma norma internacional de contabilidade cujo objectivo é o de estabelecer as bases para a apresentação de demonstrações financeiras de finalidades gerais, de forma a tornar possível a comparabilidade com as demonstrações financeiras relativas a períodos anteriores da mesma entidade e com as demonstrações financeiras de outras entidades. Para tal, esta norma estabelece um conjunto de considerações gerais que devem ser observadas, os conteúdos mínimos e a estrutura das demonstrações financeiras.
Nesse sentido, a IAS 1 define os requisitos globais para a apresentação de demonstrações financeiras (através de diverso tipo de considerações gerais), as directrizes