Adaptação das angiospermas em relação a(o): Desenvolvimento, Organização estrutural, Crescimento e Educação (adaptação).
Desenvolvimento Em condições adequadas, a semente germina e origina um novo esporófito. O embrião é formado por radícula , calículo, gêmula e cotilédone. De inicio, a semente absorve água do ambiente , fazendo com que seu volume aumente e a casca se rompa. A medida que o embrião se desenvolve, a reserva dos cotilédones ou endosperma é consumida pela planta. Quando essas reservas se esgotam já existe uma pequena raiz originada da radícula, com pelos absorventes que servem para retirar água e sais minerais do solo, bem como um tecido com células clorofiladas, próprias para realizar fotossíntese. O caulículo origina a parte inicial do caule e as primeiras folhas.
Organização estrutural As raízes possuem duas funções principais: a primeira delas é a de absorver nutrientes (sais minerais) e águas disponíveis no substrato e promover a fixação da planta ao substrato. A primeira estrutura que surge de uma semente em processo de germinação é a radícula, que permite à planta fixar-se ao solo e desde já absorver água. Além das funções já listadas, as raízes atuam ainda no processo de armazenamento e condução (Raven et al. 2001).
Como as raízes atuam no processo de fixação do vegetal ao solo, geralmente estas se mostram ramificadas, constituindo dessa forma o chamado sistema radicular da planta. Para fixar a planta ao solo, as raízes necessitam apresentar resistência, o que é conferido por um cilindro maciço central.
Podemos caracterizar as raízes da seguinte forma:
- Corpo não segmentado em nós e entrenós;
- Órgão que não possui folhas e gemas;
-Salvo raras exceções (raízes aéreas) a maior parte das plantas possui raízes subterrâneas;
- Na maior parte das vezes as plantas não apresentam clorofila em suas raízes, com exceção daquelas plantas que possuem raízes aéreas (orquídeas e aráceas).
- Origina-se na