IAPI BH
O IAPI Lagoinha situa-se entre os bairros São Cristóvão e Lagoinha de Belo Horizonte e entre a Avenida Antônio Carlos, que interliga o centro à região da Pampulha, e a Rua José Bonifácio. Possui em seu entorno boa infraestrutura e equipamentos urbanos, sua proximidade com o centro da cidade exigiu poucos recursos para sua urbanização.
Implantação
O IAPI inovou com sua implantação ao ser o primeiro conjunto habitacional na cidade feito com blocos verticais saindo do tradicional terreno com casas unifamiliares. Sua proposta de zoneamento também era ousada para os olhos destreinados da cidade; seu projeto abrangia áreas verdes circundantes e área de lazer central que alterava a relação público privado,existente nos lotes convencionais e trazia uma nova solução para articulação das unidades do conjunto. (CASTRIOTA, 2009)
A implantação do projeto original previa 11 blocos verticais destinados para 6.000 moradores entre trabalhadores da prefeitura e contribuintes do IAPI, entretanto apenas 9 blocos foram construídos que hoje abrigam aproximadamente 5.000 pessoas. O terreno escolhido para a implantação possui alturas diferentes, tendo sua cota mais elevada no final do conjunto fazendo com que fossem criadas duas passarelas que saem de duas unidades e se conectam com a rua do mesmo nível.
Pelas imagens acima é possível constatar como o projeto original do IAPI sofreu alterações perdendo grande parte de sua área verde e recebendo construções em sua entrada que bloquearam o eixo criado pela proposta original.
A favela que existia no local foi removida para a construção do conjunto, realocou-se para a área ao lado do conjunto formando um cenário onde de um lado há uma importante avenida da cidade que recebe investimentos e possui uma adequada infraestrutura e do outro moradias precárias abrigando pessoas em situação de miséria.
Influências Arquitetônicas
O conceito de unir diferentes famílias em um bloco de apartamentos não mudava apenas o uso do lote