Historia da educação
Disciplina História da Educação e Pedagogia
Curso de Pedagogia
Belo Horizonte/Minas Gerais
2012
Memória da Educação Escolar no Brasil Contemporâneo
Escola Municipal Honorina de Barros
Introdução
O trabalho que realizamos pretende explicar as mudanças na educação brasileira realizadas pelo poder vigente nas diferentes épocas do nosso período histórico. A forma de estudarmos a educação brasileira, nos leva a muitos fatores que aconteceram para que ela chegasse ao que é hoje. Houve uma grande transformação da sociedade durante o período da criação das instituições escolares. Por definição, começamos a pesquisa pelo período colonial, com a chegada dos Jesuítas por volta de 1549, com a missão de educar, criando diversas escolas, colégios e seminários. Por esta razão considera-se o início da educação no Brasil. Essa reconstituição do passado nos relatam acontecimentos diversos, onde podemos diferenciar os lugares e suas épocas. Buscaremos mostrar a origem da educação escolar no Brasil e como ocorrem esta evolução nos tempos históricos, com ênfase no desenvolvimento do sistema educacional brasileiro.
Memoria da Educação Escolar no Brasil Contemporaneo
Período Jesuítico
Em 1549 chega ao Brasil um grupo de seis padres jesuítas, chefiados pelo padre Manuel de Nóbrega. Começando a Historia da Educação no Brasil, trazendo o modelo europeu de educação. Quinze dias após a chegada é fundada a primeira escola elementar, na cidade de Salvador
No primeiro momento, a chegada dos jesuítas ao Brasil (comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega) desencadeou a interrupção da educação indígena e quinze dias após a chegada, ergueram a primeira escola elementar brasileira, localizada em Salvador (BA), tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues que acaba se tornando o primeiro professor com “moldes” europeus em terras brasileiras.
Dedicavam-se exclusivamente a fé católica e ao trabalho educativo onde o ensino era feito nas casas