Minas Gerais
UM ESTADO DE ESPÍRITO
Disse que o mineiro não crê demasiado na ação objetiva; mas, com isso, não se anula. Só que mineiro não se move de graça. Ele permanece e conserva. Ele espia, escuta, indaga, protela ou palia, se sopita, tolera, remancheia, perrengueia, sorri, escapole, se retarda, faz véspera, tempera, cala a boca, matuta, destorce, engambela, pauteia, se prepara. Mas, sendo a vez, sendo a hora, Minas atende, toma tento, avança, peleja e faz.
(Guimarães Rosa)
PREFÁCIO
Minas Gerais é de uma riqueza exuberante em todos os sentidos. Sua beleza, suas montanhas, águas, mata atlântica, cerrado, campos, minérios, cultura, artes, arquitetura, desenvolvimento, economia, política e um povo maravilhoso, encantador e eclético que movimenta e desfruta de tudo isso.
Este trabalho mostra a capacidade que o povo das Minas Gerais possui de estar sempre buscando alternativas e soluções para os inúmeros problemas vividos desde os tempos de sua fundação até os dias atuais. Capacidade esta que se transformou em características de diálogo, persistência, aglutinação, conspiração, negociação e solução por meio de movimentos políticos, sociais e culturais que estão muito bem sedimentados nas raízes dos mineiros e que nos dá o prazer de comprovar a seguir.
Trata-se de um belo, e abrangente, portifólio mostrando todas as peculiaridades do Estado, sua Capital, suas várias regiões interioranas e o jeito mineiro de contribuir econômica, política e culturalmente para o crescimento do próprio Estado e do Brasil, desde os primórdios do descobrimento da nossa Nação.
Afinal, Minas são tantas!
José Geraldo Gomes
RESUMO
Este trabalho mostra o verdadeiro ser mineiro, deixando de lado os estereótipos e baseando-se na cultura para definí-lo. O foco foi retirado do indivíduo, por meio do estudo da história de formação de Minas Gerais, enfatizando suas cidades e o Quadrilátero Ferrífero, e do aprofundamento na cultura da capital, Belo Horizonte, procuramos