IAMAMOTO, Marilda Vilela. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. Ana Elizabete Mota...[et al], (orgs). São Paulo: OPS, OMS, Ministério da Saúde, 2006.
A autora inicia o texto afirmando que vivemos um período de regressão de direitos e destruição do legado das conquistas históricas da classe trabalhadora à custa da defesa do mercado e do capital. A mistificação do capital, enquanto relação social alienada, obscurece o universo do trabalho. São intensificadas as investidas contra a organização dos trabalhadores, aumentando ainda mais as desigualdades. O capitalismo avançou em sua investida de internacionalizar a produção e os mercados. Esse fato demandou, segundo a autora, um Estado dócil aos influxos neoliberais, mas, ao mesmo tempo, forte internamente para traduzir essas demandas em políticas nacionais e resistir à oposição e protestos de muitos. O projeto neoliberal é expressão dessa reestruturação política e ideológica conservadora do capital. As conquistas sociais são “transformadas” pelo Estado e pelo capital em problemas e causas de gastos sociais excedentes que provocariam a crise fiscal dos Estados. Em contrapartida é difundida a ideia liberal de “bem-estar social” na qual a responsabilidade é somente dos indivíduos, famílias e comunidades. A intervenção do Estado no atendimento às necessidades sociais é pouco recomendada, transferida ao mercado e à filantropia, como alternativas aos direitos sociais. O resultado tem sido uma ampla radicalização da concentração de renda, da propriedade e do poder, na contrapartida de um violento empobrecimento da população, uma ampliação brutal do desemprego e do subemprego.
Um contexto sócio-histórico refratário aos influxos democráticos exige, contraditoriamente, a construção de uma nova forma de fazer política que impregne a formação e o trabalho dos assistentes sociais. E que acumule forças na