ATPS DE SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
2786 palavras
12 páginas
Unidade Pindamonhangaba1° SÉRIE DE SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Glaucia Baldan Cruz 6788375822
Mirian da Silva Lima Godoy 6921436033
Rosmary Helker Freitas Lima 6748355840
O SERVIÇO SOCIAL E A CONTEMPORANEIDADE
PROFESSOR EAD: Maria Edilene Xavier
TUTORA À DISTÂNCIA: Maria Toribia
Pindamonhangaba
12/06/2013
RESUMO
Esta Atividade Complementar Supervisionada tem como objetivo principal analisar os principais pontos da historicidade da trajetória do fazer profissional, através de um relato situacional breve do surgimento da profissão, como também analisar o Código de Ética Profissional de 1993, que vem consolidar a profissão enquanto classe, com deveres e direitos, e dentro deste contexto mostrar as ambíguas relações profissionais que se estabelecem com limitações e desafios dentro dos campos de atuação na contemporaneidade, para que o enfrentamento da questão social seja realizado de forma dinâmica, coerente e eficiente.
INTRODUÇÃO
A situação de trabalho e social vivenciada por trabalhadores, e sua consequente luta por conquista de seus direitos formam as condições necessárias para a gênese da profissão.
O papel do Assistente Social nasce justamente para mediar essa situação conflitiva, neste cenário de ampla ambiguidades e disputas sociais, onde a classe burguesa se beneficia do trabalho manipulador e assistencialista dos assistentes sociais, frente as massas trabalhadoras, no sentido de levá-los a uma conformação, e como consequência, uma desmobilização reivindicatória. Isto acontece para dar uma resposta para a demanda social criada pela Revolução Industrial no século XVIII.
Os empregadores querem ainda que o profissional de Serviço Social desempenhe um papel de investigador, infiltrado no meio dos trabalhadores para lhes manterem informados a respeito de todas as etapas do processo de mobilização sindical.
O Serviço Social desempenha um papel assistencialista, pautado nas