iaff
Educação Física Bacharelado
ATLETISMO – ANDAR E CORRER
RAFAEL DOS SANTOS AMARAL
Centro Universitário Claretiano
PALMAS
2014
ATIVIDADES PORTIFOLIO
1) Qual a principal diferença entre a corrida e o andar? Descreva essa diferença.
Muito se discute os efeitos do andar e da corrida, como se fossem as mesmas atividades, somente mudando sua velocidade de execução, mas não é bem assim.
Corrida do andar são duas práticas completamente distintas, apesar de serem próximas. A principal diferença está na fase aérea, uma vez que na marcha (caminhada) pelo menos um dos pés está em contato com o chão e na corrida existe um momento da passada em que os 2 pés encontram-se no ar.
Isto provoca uma série de diferenças, tanto na força de propulsão na passada até na angulação do joelho na aterrisagem, elevando muito seu gasto calórico.
2) Com relação aos aspectos regulamentares das provas de corrida, há semelhanças. Aponte, ao menos, quatro.
Braços- a movimentação dos braços é importante para o auxilio do equilíbrio do corredor. Olhar- equilibrando sempre a cabeça, colocando o olhar sempre voltado para frente, evitando prejuízo tanto na velocidade quanto na direção da corrida.
Apoio dos pés- total apoio com a parte anterior do pé (antepé, metatarsos), com centro de gravidade
sendo
colocado
sempre
à
frente
do
pé.
Tronco: deve ser mantido ereto, em uma posição confortável, dependendo da velocidade da corrida podem ocorrer pequenas variações no posicionamento.
3) Quais são as técnicas de passagem do bastão? Descreva-as.
• Não visual: O atleta que irá receber o bastão não de deve olhar para trás para visualizar o •
bastão.
Visual:
O
atleta
olha
para
trás
para
visualizar
o
bastão.
Nesses dois estilos de passagem do bastão existem duas formas: ascendente e descendente, que podem ser realizadas com troca de mãos, para facilitar a passagem do
mesmo.
•