Comportamento Motor
MARCHA ATLÉTICA
FASES:
1. Apoio Simples; (apoio atrás)
2. Duplo Apoio;
3. Apoio Simples; (à frente).
1 – Apoio Simples – (apoio atrás) é responsável pela aceleração e pela preparação da colocação do pé da perna livre, tem por objetivo proporcionar a aceleração e preparar a fase de duplo apoio, a perna de apoio deve estar em total extensão, se mantendo em extensão o máximo de tempo possível, o pé da perna de apoio deve apontar para a frente e circular pela parte exterior da planta do pé, até a ponta do dedo grande, a perna livre deve passar pela perna de apoio mantendo o joelho abaixo, o pé da frente deve estar apoiado no calcanhar.
2 – Duplo Apoio – é necessária para manter o corpo no solo. Tem por objetivo ligar a fase de apoio atrás com a fase de apoio a frente. O pé da frente toca no solo com o calcanhar, enquanto o pé de trás tem o calcanhar no ar, ambosos joelhos estão em extensão, e os braços balançam alternadamente.
3 – Fase de Apoio Simples (apoio à frente) – Tem por objetivo minimizar as forças que travam o movimento. A colocação do pé da perna da frente deve ser ativo com o movimento do pé a empurrar o solo pra trás, a fase de desaceleração deve ser sempre a mais curta possível, o joelho da perna da frente deve estar em extensão, a perna que balanceia para pela perna de apoio com o joelho baixo
Colocação do pé – Com dedos sempre apontados para frente, o contato com o solo é feito pelo calcanhar, e logo depois por um movimento circular do pé até o terço anterior. A puxada atrás do terço anterior do pé faz um movimento circular.
Movimento de Anca – Movimento para os lados da anca (quadris), que não deve ser exagerado, o movimento de anca é essencial para o bom desenvolver da