Comportamento Motor
Introdução
O individuo passa por mudanças conforme os anos passam, ou melhor dizendo, conforme a idade vai evoluindo. Estas mudanças ocorrem no âmbito quantitativo, como o aumento de estatura e no ganho de peso e também ocorre mudanças de ordem qualitativa com a melhoria das funções de desenvolvimento.
Uma mudança significativa é o desenvolvimento motor onde as habilidades em relação ao controle de movimentos tem seu inicio. A fase pré escolar é onde a criança aperfeiçoa suas habilidades motoras possibilitando diferentes posturas, sendo elas estáticas e dinâmicas.
Os estudos foram feitos com o objetivo de analisar alterações no desenvolvimento motor de crianças nos anos de infância entre 3 e 7 anos de idade, no intervalo de 13 meses.
Procedimentos Metodológicos
Este estudo foi realizado e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista. O estudo foi realizado com 35 crianças com idades entre 3 e 7 anos, onde o desempenho motor de cada criança foi avaliado em um intervalo de 13 meses.
Resultado e Discussão
O percentual de crianças que apresentaram avanço, igualdade ou atraso no desempenho em cada componente, permite observar que a maioria das crianças apresentou avanço no desenvolvimento motor, destacando se a motricidade Global, Esquema Corporal, Motricidade fina e por ultimo equilíbrio. O avanço motor foi apresentado em maior quantidade entre crianças após os 13 meses, para componentes da motricidade.
Conclusão
As pesquisas realizadas os resultados dão a entender que nos anos da infância de 3 a 7 anos, ocorre um desenvolvimento não homogêneo, que não ocorre em total igualdade para todos os componentes da motricidade e que o ambiente favorece o aparecimento de novas habilidades.