Ia na tomada de decisões
Chantele Cerqueira de Lima, Diana Colombo Pelegrin, Fabiano da Silva Martins,
Lilian Cristine Apolinário
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – ICPG
Resumo
As organizações buscam incessantemente, a cada dia que passa, por novas tecnologias e/ou ferramentas que possam contribuir com vantagens, para que consigam se manter competitivas. A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado, ao longo dos últimos anos, como uma das mais poderosas ferramentas para obtenção de ganhos significativos de produtividade nas organizações. Os resultados práticos de sua aplicação, nos mais diversos nichos de negócio, vêm crescendo tanto em valor como em importância à medida que se aproximam dos setores gerenciais de tomada de decisão nas organizações. Com isto, este artigo tem como objetivo demonstrar alguns tipos de ferramentas, desenvolvidas com base em tecnologias voltadas a IA, utilizadas na tomada de decisão por diferentes áreas.
1. Introdução
Diante de um cenário de rara complexidade, no mundo das organizações e na sociedade em geral, fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente organizacional. A globalização da economia é impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, e esta é uma realidade da qual não se pode escapar.
A globalização está fazendo com que as organizações tenham que ajustar-se à nova economia, precisando adequar seus custos e aumentar a produtividade para serem competitivas. Em conseqüência disso, há uma demanda crescente por controle nas organizações, e estas começam a tomar iniciativas na busca de ferramentas facilitadoras que as auxilie na tomada de decisão.
Neste contexto, este artigo tem como objetivo explanar a respeito da aplicação de IA na tomada de decisão, demonstrando quais tecnologias estão sendo utilizadas bem
como a demonstração de algumas ferramentas desenvolvidas que utilizam estas
tecnologias.