INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM ÊNFASE NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
DANILLO DA SILVA GONTIJO
RESUMO:
A busca pela integração das áreas de administração e engenharia de computação, nos traz a utilização da Inteligência Artificial para ajudar nas tomadas de decisões, reduzindo riscos e facilitando conceitos empíricos administrativos.
PALAVRAS-CHAVE:
Administração; Decisão; Riscos; Computação; Inteligência Artificial; Agentes; Sis-temas; Dados; Integração;
1 INTRODUÇÃO
A computação surgiu para facilitar a vida do dia-a-dia do ser humano, porém sempre em busca do aperfeiçoamento, tentamos substituir nossas várias maneiras de agir e pensar para alcançar uma maior maximização daquilo que objetivamos além de aproveitar melhor o gasto de tempo. Com isso estamos criando soluções, integrando a área da Tecnologia da Informação (TI), nas mais diversas ciências, e por que não também na administração? Nesse artigo será discutido o conceito de IA para benefício nessa área.
2 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A definição de Inteligência Artificial (IA) é bastante ampla, mas de acordo com Marcelo Módolo, professor de Sistemas de Informação da Universidade Metodista de São Paulo, basicamente, IA é fazer com que os computadores pensem como os seres humanos ou que sejam tão inteligentes quanto o homem. Ou de acordo com Jacob Jr, Mestre da Universi-dade Federal de Pernambuco, "é definida como a inteligência exibida por qualquer coisa que tenha sido construída pelo homem".
Alguns exemplos de aplicações da IA, citamos:
• O reconhecimento de placas de carros;
• Seleção de frutas boas para o consumo;
• Decolagem e aterrisagem de aviões;
• Tomada de decisões sobre riscos;
• Chatterbots - programa de computador que tenta simular um ser humano na conversa-ção com as pessoas. A ficção-científica criada pelo cinema/livros deturpa qual será a evolução da IA e cria um medo sobre essa evolução. "Vamos entender como funciona a inteligência humana e utilizar isso em computadores. Aí, combinando