Hístorico de bar e restaurante
Antiguidade (séc. X a.C. ao V d.C.)
(11mil anos a.C – 400 d.C)
← Civilização Grega (séc. XI a.C. – séc. II a.C.)
➢ Religião Politeísta
➢ Mitologia
➢ Antropomórfica
A civilização grega acreditava na íntima relação entre religião e Estado. Os deuses regiam tanto a vida privada quanto a pública. A vida cotidiana dos gregos baseava-se em homenagens aos deuses como forma de manter a ordem. Acreditavam que mantendo os deuses satisfeitos garantiam a paz e a boa sorte.
A cultura do symposion era mais uma das tantas homenagens feitas aos deuses da época. Em particular para Apolo o deus da Guerra.
➢ Cratera de Vinho
➢ Libações
➢ Canto coral do Peã
➢ Reuniões exclusivas de homens
➢ Celebrações esporádicas
➢ Originalmente de caráter religioso
➢ Ocorrem em recintos fechados
Ao longo do tempo essas reuniões tomam formas diversas (situação política):
➢ Jogos ➢ Práticas Eróticas ➢ Função Paidêutica ➢ Ar Livre
Os symposions foram verificados na civilização romana graças ao helenismo.
← Civilização Romana
Embora a prática de symposions fosse verificada tanto na civilização grega quanto romana, graças ao desenvolvimento da economia monetária, surgem também novas formas de serviço de alimentação, bebida e hospedagem, agora de maneira mais profissional.
Pela freqüente necessidade de locomoção em função das conquistas de territórios cada vez mais distantes, foram surgindo hospedarias, estrebarias e tabernas para dar suporte aos viajantes que precisavam de pouso para e si e seus cavalos.
Esses estabelecimentos ocorriam tanto nas estradas como nas polis e embora possuíssem estrutura para servir alimentação e hospedagem com camas, vestiários, banheiros* e estrebarias, eram considerados de péssima reputação e freqüentados principalmente por carregadores, marinheiros, prostitutas, membros menores do