hábitos de higiene
PROJETO: “A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE HIGIENE”
O trabalho desenvolvido nas escolas de Educação Infantil e as reflexões que acompanham o mesmo sugerem uma boa organização dos diversos momentos do dia, garantindo às crianças experiências significativas em cada situação.
As crianças, capazes de múltiplas relações, estão a todo momento experimentando diferentes formas de brincadeiras, buscando novos prazeres, fazendo coisas movidas pela curiosidade e vontade de conhecer o mundo e os outros. O trabalho que segue apresenta um projeto relacionado aos Hábitos de Higiene, podendo ser aplicado com crianças de 4/5 anos de idade.
Os hábitos de higiene, na sua maioria, fazem parte de uma construção cultural. A noção de sujo e limpo ou de nojo à determinada substância, são próprios de cada povo.
Os seres humanos, desde bebês são sujeitos a momentos de higiene, possibilitando momentos de interações e aprendizagens. Por exemplo: a hora do banho pode proporcionar o bem estar da criança, além da interação (toques e massagens) e aprendizagens.
Por volta dos 4 anos de idade, as crianças estão mais independentes, mas isso não significa que não precisam ser orientados para desenvolver atitudes de higiene consigo mesmas e com o ambiente, como usar adequadamente os sanitários, dar descarga, descartar papel higiênico, lavar as mãos, escovar os dentes,...
Para promover esse aprendizado, é interessante o educador organizar atividades que favoreçam a aprendizagem de hábitos de higiene, estimulando a independência da criança, mostrando que ela tem capacidade e condições de fazer, além de conscientizar a mesma da importância dos hábitos de higiene para sua saúde.
JUSTIFICATIVA: Os hábitos de higiene devem ser formados nas crianças desde pequenas com o auxílio de familiares e educadores. A criança deve perceber que seu corpo merece