Hábitos de Estudos
Data: 15/07/2014
Palestrantes: Janete Maria Sander Giongo – Orientadora Educacional Joize Fatima Hirsch – Técnica em Atividades Educacionais
JUSTIFICATIVA:
Estudar tem como finalidade última, aprender. Porém, não parece ser essa a visão que o aluno tem em relação ao estudo. Em geral, ele atribui a isto uma série de dificuldades, entre elas, a inutilidade da tarefa, o cansaço, o esforço, etc. O que não entra em cena é a utilidade do mesmo. Se precisamos aprender para adquirir conhecimento, o caminho é trilhado através do estudo. As dificuldades são traduzidas como desmotivação, falta de interesse, entre outras coisas.
Verifica-se que o aluno não está acostumado a relacionar suas dificuldades acadêmicas com o ato de estudar, ou seja, não percebe que, desiste por não entender a tarefa, não saber como fazê-la.
Nesse sentido, é muito importante viabilizar a construção de hábitos de estudo que, de alguma forma, possam sistematizar o interesse pelas disciplinas, e aumentar o processo de construção do conhecimento, pela regularidade de manuseio do material utilizado. Se o aluno for acostumado a raciocinar sistematicamente, será mais fácil recorrer às estruturas cognitivas que estão sendo construídas. “Muitos alunos se queixam de problemas no aproveitamento, no entanto, talvez o problema esteja mais ligado à forma e condições em que ocorre o ato de estudar, e não ao tempo dedicado a esta atividade.
OBJETIVO GERAL:
Viabilizar a construção de hábitos de estudo na rotina diária do aluno. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Criar mecanismos e procedimentos que viabilizem a formação de hábitos de estudo.
- Criar parcerias com a família para que a mesma facilite este processo.
- Permitir que o(a) aluno(a) conheça formas de estudos.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. METODOLOGIA:
A metodologia utilizada consiste em procedimentos e técnicas específicas, incluindo dinâmicas