Husserl, kant, hegel
Na opinião de alguns pensadores do século XIX e século XX a ciência positiva do psiquismo explicava ás causas das formas de conhecimento, bem como as demonstrações, sendo assim consideravam desnecessário às investigações filosóficas.
Husserl discordava de tais pensadores, segundo sua teoria a psicologia estuda e explica fatos observáveis, mas sem fornecer fundamentos e explicações, o que caberia a filosofia, que investiga o físico, o fisiológico, o psíquico, o comportamento, descrevendo as essências.
A consciência reflexiva tem o poder de construir ou criar as essências. Não é um fato observável, e também não é como imaginava a metafísica, uma alma ou ser espiritual. A consciência dá sentido ao mundo das coisas.
Para Kant, fenômeno era o que se oferece ao sujeito do conhecimento sob os conceitos de entendimento, as formas de espaço e de tempo.
Segundo Hegel, o conceito de fenômeno era tudo o que aparece só pode aparecer para uma consciência e que a própria consciência mostra-se pelo conhecimento, definindo a consciência como um fenômeno. Hegel foi o primeiro a usar a palavra fenomenologia.
Husserl afirmou que fenômeno é a presença real de coisas reais frente à consciência. O sentido de um ser, suas idéias.
Que conceito Husserl traz para esse conceito de fenômeno?
Husserl defendia que existiam dois tipos de fenômenos: os naturais e os culturais. E que só podia explicar o mundo com os fenômenos naturais, ou seja, pelo ato e o conteúdo do ato. A fenomenologia surgiu em momento de crise, Husserl criticava as teorias científicas relacionadas à objetividade e a crença de que a realidade diminui o que percebemos através dos sentidos.
O que é metafísica?
É uma área do conhecimento que faz parte da filosofia. Estuda os princípios da realidade, e procura dar explicações sobre a existência dos e seres e as razoes de estarmos no mundo, e analise também as relações e