Humilhação Social – Um problema político?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LkvKwJiJwUg
Primeiramente temos que entender o significado das palavras HUMILHAÇÃO e SOCIAL. Segundo o dicionário português brasileiro a palavra:
Humilhação é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego.
Social é o que diz respeito à sociedade: ordem social. Sociável. Relativo à vida do homem em sociedade; próprio dos sócios: carteira social. Ciências sociais, conjunto das ciências (sociologia, economia etc.) que estudam a natureza e o comportamento dos grupos humanos. Ser social, aquele que vive em sociedade. Psicologia social, aquela que estuda as interações entre o indivíduo e os grupos de que faz parte. Posição social, condição social, classe social.
Com esses significados observamos um problema político, a humilhação social, uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classes sociais, preconceito e entre outros. Essas desigualdades podem ser encontradas na vida de um operário (trabalhador), nas condições de vida (familiar ou financeira), na sociedade (amigos), na sua raça, na sua crença e infinitas áreas de um ser humano. A humilhação social é um fato que reconduz sempre ao outro homem. A humilhação social é uma modalidade que se dispara a partir do enigma da desigualdade de classes. Angústia que os pobres conhecem bem e que, entre eles, inscreve-se no núcleo de sua submissão. Os pobres sofrem frequentemente o impacto dos maus tratos. Psicologicamente, sofrem continuamente o impacto de uma mensagem estranha, misteriosa: “vocês são inferiores”. E, o que é profundamente grave: a mensagem passa a ser esperada, mesmo nas circunstancias em que, para nós outros, observadores externos, não pareceria razoável espera-la. Para os pobres, a humilhação ou é uma