Humidade
O presente trabalho ilustra-nos de varias maneiras como o universo se comporta, nesse âmbito a humidade relativa nos revela que é uma importante variável (medida) usada na previsão do tempo, e indica a possibilidade de precipitação (chuva, neve, entre outros), orvalho ou nevoeiro. Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões). Essa humidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera.
2. Conceito
A humidade é a quantidade de vapor de água na atmosfera. Fisicamente, a humidade relativa é definida como a razão da quantidade de vapor de água presente numa porção da atmosfera (pressão parcial de vapor) com a quantidade máxima de vapor de água que a atmosfera pode suportar a uma determinada temperatura (pressão de vapor). A humidade relativa é uma importante variável (medida) usada na previsão do tempo, e indica a possibilidade de precipitação (chuva, neve, entre outros), orvalho ou nevoeiro.
A alta humidade durante dias quentes faz a sensação térmica aumentar, ou seja, a pessoa tem a impressão de que está fazendo mais calor, devido à redução da eficácia da transpiração da pele, e assim reduzindo o resfriamento corporal. Por outro lado, a baixa humidade dos desertos causa uma grande diferença de temperatura entre o dia e a noite. Este efeito é calculado pela tabela de índice de calor.
2.1 Humidade relativa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, académico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Higrómetro é um instrumento