Humanização
Repensando a Assistência de Enfermagem
Aos pacientes portadores de Alzheimer com Ênfase em Humanização.
São Paulo
2013
Repensando a Assistência de Enfermagem
Aos pacientes portadores de Alzheimer com Ênfase em Humanização.
Trabalho de conclusão
Curso Técnico em Enfermagem
Escola de Educação Permanente HCFMUSP
Cefacs Centro de Aperfeiçoamento em Ciência da Saúde Incor Fundação Zerbini como requisito para a obtenção do título de Técnico de Enfermagem.
Orientadora: Eliane Pardelli
São Paulo
2013
AGRADECIMENTOS
Nossos agradecimentos
Aos Pais que nos deram a vida que é o dom mais precioso do universo, pelos ensinamentos e lições primarias que nos tornaram o que somos.
As nossas famílias, pelo carinho, pelo apoio, incentivo e confiança que nos proporcionaram no decorrer desta trajetória.
Aos Professores, que nesta nossa caminhada conseguiram incutir além do seu saber, também a justiça, a participação, a competência e o carinho.
SUMÁRIO
RESUMO O presente estudo, de natureza bibliográfica, teve por objetivo destacar a comunicação como instrumento básico no processo do cuidar humanizado em enfermagem ao paciente hospitalizado. “Nos profissionais de Enfermagem devemos olhar a família não apenas como um apoio à assistência ao idoso, mas também como objeto de atenção dos nossos cuidados”.
A partir desta pesquisa os autores ressaltam a valoração do processo de comunicação como componente básico na humanização do cuidado em enfermagem.
Palavras chaves: Assistência, Enfermagem, Alzheimer, Humanização.
INTRODUÇÃO
Em 1906 a doença de Alzheimer foi descoberta pelo Dr.Alois Alzheimer. È uma doença degenerativa caracterizada pela progressiva perda de capacidade do controle mental dos movimentos resultante do enfraquecimento