humanismo
* Uso da razão, do método científico e da evidência factual em lugar de fé ou de misticismo, na busca de soluções e respostas para as questões humanas mais importantes.
* Certeza de que dogmas, ideologias e tradições religiosas, políticas ou sociais devem ser avaliados e testados, em vez de simplesmente aceitos por uma questão de fé.
* Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral.
* Preocupação com a vida presente e compromisso de dotá-la de sentido através de um melhor conhecimento de nós mesmos, de nossa história, das nossas conquistas intelectuais e artísticas e das perspectivas daqueles que diferem de nós.
* Busca por princípios viáveis de conduta ética (tanto individuais quanto sociais e políticos), julgando-os por sua capacidade de melhorar o bem-estar humano e a responsabilidade individual.
* Busca constante pela verdade objetiva, levando em consideração que nossa percepção dessa verdade é imperfeita e que ela pode ser alterada por novos conhecimentos e experiências.
* Certeza de que com razão, boa vontade e tolerância, pode-se progredir na construção de um mundo melhor para todos nós.
2) Gênero Textual - A produção literária desse período subdivide-se em: • Poesia Palaciana crônicas de Fernão Lopes prosa doutrinária novelas de cavalaria
Prosa - Fernão Lopes é a principal figura do Humanismo. São de autoria de Fernão Lopes: Crônica de El-Rei D. Pedro I Crônica de El-Rei D. Fernando Crônica de El-Rei D. João I
Teatro – Gil Vicente
Obras - Quem tem farelos?, O Velho da Horta, o Auto da Índia e a Exortação da Guerra. Terceira Fase – aprofundamento da crítica social através da tragicomédia alegórica, da variedade temática e lingüística, é o período da maturidade expressiva. São desta fase: A Trilogia das Barcas, a Farsa de Inês Pereira, o Auto da Lusitânia.
3) Humanismo - Autores
Na Itália, podemos destacar: Dante Alighieri