Humanismo
Trabalho de Psicologia da Aprendizagem
Professora Anna Maria Rizzo
Resumo do texto
Rogers : Humanismo e Aprendizagem
Thiago Gonçalves de Abreu
Pedagogia
Rogers : Humanismo e Aprendizagem A Psicologia Humanista teve início em 1950, ganhou força nos anos 60 e 70. Ao tratar da relação do homem com a educação, esse pensamento reagiu as idéias ja existentes como Behavorismo e a Psicanálise, não para contestá-los simplesmente e sim pra trazer uma nova possibilidade de ver, um "olhar" novo a partir desta nova percepção.
De acordo com o Humanismo, o homem não está determinado pela sua experiência ou nenhuma condição, seja ela cultural, historica, natural, etc... Pois este tem a autonomia e o poder de escolher um ato ou não.
Carl Rogers (1902-1987) defendeu a possibilidade de autorrealização do homem, sua liberdade e independência nas suas ações e a necessidade de levar em consideração a sua vivência no processo de ensino-apendizagem.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, foi educado de forma religiosa e de moral rígida, teve uma infância solitária. Formou-se em história e psicologia e dedicou-se posteriormente a psicoterapia e ao aconselhamento. Trabalhando por muitos anos com crianças em situação de vunerabilidade, foi reconhecido como criador da terapia centrada no cliente. Um dos mais importantes teóricos humanistas, conseguiu colocar em discussão as relações interpessoais. Rogers foi o primeiro psicólogo americano a receber dois dos maiores prêmios da Asssociação Americana de Psicologia, foi também indicado para receber o Prêmio Nobel da Paz , mas faleceu no dia 4 de fevereiro do mesmo ano (1987).
Para Rogers o que é válido em psicoterapia também poderia ser utilizado na educação, segundo ele, tendemos para a manutenção da vida (realizamos necessidades básicas e sobrevivemos), temos tendência a nos realizar, um impulso inato que revela desejo de crescer, melhorar,