Humanidade e Ambiente
O impacto da espécie humana sobre a natureza
O meio ambiente é a principal circunstância dos seres vivos. O ar, a terra, a água, tudo o que cria condições para que exista, tais como a entenderam, compõe a biosfera. A frágil interação entre estes três elementos é o que possibilita condições para a existência de toda uma ampla faixa de vida em nosso planeta, dos seres mais elementares até o que chamamos de vida inteligente.
O planeta esta sob sérias ameaças: poluição, aumento da temperatura global, destruição da camada de ozônio, esgotamento de recursos naturais, extinção da espécie e etc. Tudo isso é decorrência do crescimento da população humana e do desenvolvimento industrial e tecnológico, implementados pelo progresso científico.
Todas as espécies exploram recursos do ambiente, causando algum tipo de impacto sobre eles, e a espécie humana não é exceção. Nos últimos dois séculos, o desenvolvimento da sociedade industrial e o crescimento explosivo da população humana têm causado impactos ambientais sem precedentes.
Muitos recursos naturais estão se esgotando e os resíduos produzidos pela atividade humana acumulam-se no ambiente, degradando-o seriamente.
O grande desafio da humanidade, no século XXI, é modificar o antigo conceito desenvolvimentista de progresso, isto é, de aumento da qualidade de suporte do ambiente em que a espécie humana se insere.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno é a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas,de cimento, etc.) e a