Huhuhuh
PSICANÁLISE
SIGMUND FREUD
A Psicanálise IN: Bock, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.
Fadman, James. Teorias da Personalidade. São Paulo: Harbra, 1986.
SIGMUND FREUD ▪ 1856-1939 ▪ Judeu. Nasceu na Moravia, hoje Tchecoslováquia. Quando tinha 4 anos sua família mudou-se para Viena. ▪ Em 1881, formou-se em medicina pela Universidade de Viena e especializou-se em psiquiatria. Começou a clinicar atendendo pessoas acometidas de “problemas nervosos”. ▪ Trabalhou em Paris com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose. Freud percebeu que, na histeria, os pacientes exibem sintomas que são anatomicamente inviáveis, como falta de sensibilidade na mão e sensações normais no pulso e braço. Tornou-se claro que a histeria era uma doença psíquica e não fisiológica, requerendo uma explicação psicológica. ▪ Em 1886, de volta à Viena trabalhou com a hipnose terapêutica, em parceria com Breuer, experiente médico e cientista. Posteriormente, passou a utilizar o método catártico. ▪ Desenvolveu a Psicanálise como um método de investigação sobre o funcionamento da vida psíquica, que se caracteriza pelo método interpretativo, o qual busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. ▪ Subjacente a todo pensamento de Freud está o pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda experiência mental. ▪ Em 1938 emigrou para a Inglaterra, falecendo no ano seguinte.
DETERMINISMO PSÍQUICO ▪ Freud inicia seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental ( nada ocorre ao acaso, há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. ▪ Cada evento mental é causado pela intenção consciente ou inconsciente e é determinado pelos fatos que o precederam.
REALIDADE PSÍQUICA