Hpv - human papiloma virus
Human Papiloma Virus - HPV
Júlia Carnevali Pinotti, 20 - 2ºD
Natália Peres Lima, 26 - 2ºD
Tayná Amaral, 29 - 2ºD
São Caetano do Sul, 10 de abril de 12.
Definição
O vírus do papiloma humano (VPH ou HPV, do inglês human papiloma virus) é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas.
Agente Etiológico
O agente etiológico causador do Vírus HPV é o papilomavírus humano.
Agente transmissor do vírus (Formas de contágio)
A forma mais freqüente de transmissão do HPV é a sexual. Também pode haver transmissão vertical (durante o parto normal) e, menos freqüentemente, por contato direto com material contaminado. Assim, não está comprovada a possibilidade de contaminação através do vaso sanitário, piscina, toalhas ou pelo compartilhamento de roupas íntimas, embora esta não seja uma prática recomendável já que outras doenças podem ser transmitidas desta forma.
A transmissão oral e pelas mãos também é possível, embora não saibamos qual é a probabilidade de contaminação nem sua capacidade de provocar uma infecção. Vários pesquisadores sugerem que a infecção começa pela camada mais profunda da pele que cobre a vulva, vagina e colo do útero. Assim, a transmissão que tem maiso probabilidade de estabelecer infecção é a sexual, na qual ocorrem microtraumatismos na pele, expondo suas camadas mais profundas e possibilitando o contato como o HPV.Como o HPV é muito freqüente, a maioria das pessoas tem contato com este vírus logo no início de sua vida sexual.
Na maioria das pessoas ele estabelecerá uma infecção transitória e desaparecerá sem deixar vestígios. Durante este período e após a infecção, o preventivo pode ser incapaz de denunciar sua presença.
Sintomas
O tipo e gravidade dos sintomas dependem da vari (tipo) de HPV e do local de infecção. A principal destrinça feita entre