Http: //www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
Os biomas terrestres: clima e cobertura vegetal
A Terra é formada por grandes ecossistemas que são divididos em Biosfera, Biociclo, Biocora, Bioma, dependendo de suas dimensões.
Biosfera: é o ambiente biológico onde vivem todos os seres vivos.
Biociclos: são ambientes menores dentro da Biosfera.
Biocora: é uma parte do Biociclo com características próprias. Assim, no Biociclo terrestre existem quatro Biocoras: floresta, savana, campo e deserto.
Bioma: dentro da Biocora podemos encontrar regiões diferentes chamadas Biomas. Assim, na Biocora floresta pode encontrar a floresta tropical. É constituído por diferentes Biomas que estão na dependência dos fatores abióticos, isto significa que dependendo dos fatores abióticos teremos um tipo de Bioma. Considerando-se esse dois fatores fundamentais, podemos dividir os Biomas terrestres em: Tundra, Taiga, Campos, Desertos e Floresta Tropicam. Um Bioma que se caracteriza por apresentar um único estrato de vegetação o número de espécies é muito grande, mas representado por pequeno número de indivíduos de cada espécie.
A nova escala dos impactos ambientais
A atual sociedade capitalista de consumo veio colocar em evidência os limites da natureza em nosso planeta, mostrando o quanto ela é sensível às interferências humanas. Prova disso são os grandes desequilíbrios ocorridos em ecossistemas terrestre pela contaminação da água e dos solos por defensivos agrícolas, pela emissão de gases e de fuligem na atmosfera, pela deposição do lixo doméstico e industrial em áreas impróprias, pelo desmatamento de formações vegetais naturais, entre outros problemas ambientais que nas últimas décadas extrapolaram os limites territoriais dos países, tornando-os preocupantes tanto para as nações ricas quanto para as nações pobres.
Toda essa degradação imposta pelas atividades humanas vem interferindo diretamente na biodiversidade do planeta,