História do brasil i
HELGA KARINA MOREIRA
RA 78643
CAPÍTULO 1
QUESTÃO 1
O texto trata das transformações na sociedade portuguesa, consequência da Revolução de Avis, que tinha D. João como mestre e naquele momento havia se tornado rei de Portugal. Essa conquista fez da burguesia vitoriosa e a alta nobreza foi derrotada.
Após a batalha que desligou Portugal do Condado de Castela, houve uma grande transformação social que mudou gerações. A alta nobreza foi derrotada, perdendo assim seus títulos e a baixa nobreza e os burgueses elevados a cargos importantes no reino.
Vamos nos aprofundar um pouco mais. Após a morte de D. Fernando vários fatores contribuíram para que D. João de Avis subisse ao trono. O povo não aprovava a conduta de D. Leonor Telles, viúva de D. Fernando, por causa de um romance secreto que ela vivia com o Conde De Andeiro, tinha o fato dela também querer casar sua filha D. Beatriz com o herdeiro de Castela D. Dinis e unificar assim os dois Condados, contrariando os interesses da burguesia mercantil.
Com tantas divergências não foi difícil para D. João conseguir o apoio da baixa nobreza que tinham interesse em adquirir terras e títulos de alta nobreza. Contava também com o apoio dos populares e da burguesia mercantil estes últimos também estavam interessados em adquirir cargos políticos e incentivos da parte do rei para melhorar seus negócios, na verdade a burguesia queria se equiparar aos nobres, tanto no campo político quanto no jurídico. Com esse apoio o Mestre de Avis foi aclamado rei por unanimidade e após vencer o rei de Castela na Batalha de Aljubarrota ele sobe definitivamente ao trono, centraliza o poder, domina o clero, faz crescer na população um espírito patriota com ideias nacionalistas baseado em feitos bélicos e passa a dar um apoio maior a burguesia mercantilista, atingindo assim seu auge com as empresas ultramarinas e a baixa nobreza passa a receber títulos de alta nobreza. Baseados nessas informações fica fácil