Http Ava
CONHECIMENTOS
Marta Maria Azevedo Queiroz
Mestre em Educação (UFPI)
Professora da Educação Básica e do Ensino Superior
INTRODUÇÃO
A frase seguinte está contida no livro de Attico Chassot, Alfabetização
Científica (2003, p. 105) “se a Educação que os ricos inventaram ajudasse o povo de verdade, os ricos não davam dessa educação pra gente”. Essa frase leva-nos à reflexão acerca da função da escola no contexto atual. Cabe enfatizar que a escola é um espaço de difusão de conhecimentos sistematizados e, nesse processo de difusão, os interesses se diluem. Nesse sentido, Freire (1992, 1995, 2002) enfatiza que as práticas educativas são sempre um ato político, não havendo, portanto, lugar para a neutralidade. Assim, a função dos educadores vai além dos questionamentos ou denúncias da escola como reprodutora de conhecimentos prontos e acabados, pois é preciso pensá-la em suas amplas possibilidades de realização de uma educação pautada na criticidade.
Na busca de atender de forma crítica às novas demandas, é fundamental desenvolver uma prática docente consciente, fundamentada na articulação entre os aspectos teóricos e práticos da ação educativa. O conhecimento dos significados e dos sentidos de suas ações possibilita ao professor compreender o momento histórico em que atua e o perfil profissional que se delineia nas condições e situações do trabalho docente construídas socialmente. O que se busca é a autonomia profissional do professor, cuja base encontra-se necessariamente no nível de consciência que cada sujeito docente possui com relação à sua prática e aos fundamentos que dão sustentação a essa prática.
Compreendendo a necessidade de articulação entre os aspectos teóricos e práticos da ação docente, necessita-se refletir sobre as formas de acesso ao conhecimento e sua configuração na escola, já que, no contexto da sociedade do conhecimento, a educação e os métodos tradicionais, baseados na reprodução do