HTP completo com figuras e respostas
O DESENHO DA CASA – ÁRVORE - PESSOA
As possibilidades psicológicas do desenho são diversas:
*como forma de comunicação - atividade tão essencial para as crianças quanto o jogo ou o brinquedo;
* como expressão do desenvolvimento geral - focalizando a maturação gráfica da criança;
* como expressão da psicopatologia - principalmente no aspecto artístico das produções;
* no diagnóstico psicoterápico - como meio de contato, investigação e tratamento;
* no diagnóstico psicológico - como instrumento de avaliação do desenvolvimento mental, de aptidões específicas, da personalidade e para diagnósticos especiais.
Produções de desenho colhidas durante uma investigação ou avaliação psicológica, às quais se aplicam os princípios de análise e interpretação como procedimento próprio de exploração da personalidade caracterizam as técnicas projetivas gráficas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DAS TÉCNICAS PROJETIVAS GRÁFICAS
A validade dessas técnicas foi obtida a partir de correlações com várias fontes, utilizando-se o método de consistência interna: informações acerca do examinando, associações livres, traduções de símbolos mediante análise, comparação de um desenho com outro de uma série, dados obtidos mediante o Psicodiagnóstico de Rorschach e/ou T.A.T.
O postulado teórico que fundamenta a interpretação das técnicas projetivas é o mecanismo de projeção. Há uma tendência no homem para ver o mundo de modo antropomórfico, isto é, à sua imagem. Cada um percebe o mundo à sua maneira, desta forma a percepção do mundo nem sempre é exata, podendo promover distorções e essas distorções são produzidas nos desenhos projetivos e registradas no papel. Baseado nestes dados, pode-se afirmar que o desenho se constitui em um ótimo estímulo para a atuação do mecanismo de projeção, possibilitando a manifestação de aspectos que o sujeito não tem conhecimento, não quer ou não pode revelar, de aspectos mais profundos e inconscientes da personalidade
A interpretação dos desenhos baseia-se no uso