htlv
A contaminação pelos vírus HTLV- 1 e 2 esta presente em todas as localidades do Brasil, porem sua prevalência maior é nos estados da Bahia, Para e Pernambuco. Segundo as estimativas o Brasil possui o maior numero de indivíduos infectados em todo o mundo. Testes realizados para a tiragem de doadores e estudos direcionados para alguns grupos, população indígena, gestantes, profissionais do sexo e usuários de drogas intravenosas, afirmaram o índice de propagação da virose no país.
O contagio pelos vírus linfotropicos humanos de células T, despertou interesse de pesquisadores e médicos. O primeiro a ser isolado foi o HTLV-1, em 1980, tal vírus é conhecido como o mais prevalente em todo o mundo e foi relacionado principalmente com a leucemia de células T do adulto e a paraparesia espastica tropical. Já o HTLV-2, em 1982, apesar de ser bem parecido com o primeiro, não esta associado a nenhuma doença humana ate o momento.
Os indivíduos infectatos pelos vírus, na maioria das vezes são de característica assintomática e aqueles que apresentam qualquer tipo de sinal ou sintoma permanecem longos periodos expostos a infecções antes que ocorra alguma manifestação. Diferentes fatores estão envolvidos na interação vírus/hospedeiro alguns deles são: idade, peso, taxa de imunidade, e na passagem do estado de assintomático para o de portador de doença.
Dentre os fatores de risco para a passagem da condição de portador assintomático para a presença de mielopatia e de outras doenças imunomediadas destaca-se uma carga proviral elevada como o fator mais evidente.
Etiologia
HTLV-I foi estabelecido como agente etiológico de certos linfomas cutâneos de células T de adultos e de distúrbios degenerativos do sistema nervoso central, uma patologia denominada de Paraparesia Espástica Tropical. Outro tipo de Retrovírus, relacionado ao HTLV-I, é o HTLV-II, isolado de indivíduos com patologias ainda a serem esclarecidas em definitivo.
A patogênese de ambos,