Hsp10
Ainda nao foi completamente elucidado se as três variantes são produtos do mesmo gene.
O que é claro é que há pelo menos duas Variantes, hsp10 intracelular e extracelular, mas ainda não foi definitivamente estabelecido se hsp10 extracelular, tal como descrito por diversos autores é a mesma Molecula EPF mencionada por outros.
Aqui, em razao deste artigo, assumimos que hsp10 extracelular e epf são uma mesma molécula, embora reconheçamos que futuras pesquisas poderão comprovar isso não estar correto. Na verdade, este ponto e um dos desafios mais atraentes para os pesquisadores da área em que chaperonology, imunologia e biologia reprodutiva se sobrepõem.
Já que EPF ocorre nos fluidos corporais extracelulares, pode-se supor que os alvos extracelulares e pericelulares para esta molécula não existem. Uma vez que EPF está envolvida nas fases iniciais da gestação, com uma atividade imunomoduladora potencial, as células imunes podem ser considerados alvos preferenciais para esta molécula.
Pode-se especular que, após ser liberado EPF interage com as células do sistema imune através de ligação ao receptor de superfície, a fim de exercer o seu papel moduator. Vários tipos de receptores foram descritos como potencialmente envolvidos em outras ligacoes Hsp, tal como TRL2 / 4, CD14, CD36, CD40, CD91 e receptor scavenger (que têm um papel importante na apresentação cruzada do antigénio)
Por exemplo, a Hsp70 é reconhecido por um receptor scavenger de classe E conhecido como lectina-like receptor-1 LDL oxidada (LOX-1), expresso em células dendríticas (Pluddeman et al, 2007). Em modelos animais, demonstrou-se que este receptor foi aumentado em níveis de proteína e mRNA em células endoteliais durante várias condições patológicas, tais como a hipertensão, diabetes, hiperlipidemia e aterosclerose (Chen et al.200; Nagase et al.200). Além disso, utilizando anticorpo anti-LOX-1