HSM Felicidade Vantagem Competitiva Que Ainda N O Esta Nos Livros
LÍDER
Marcio Fernandes
Presidente da Elektro, foi considerado o líder mais admirado do
Brasil em 2014, com a maior pontuação da história da pesquisa do Guia Você S/A: 98,3%.Tornou-se CEO da empresa aos 36 anos, com uma nova filosofia de gestão:“felicidade dá lucro”.
felicidade: vantagem competitiva que (ainda) não está nos livros
A filosofia de gestão “felicidade dá lucro” é muito mais do que um discurso motivacional; ela tem trade-offs bem claros, mas que valem a pena
82
| edição 109
Valores como estabilidade e prestígio tornam-se menos importantes, e autonomia no trabalho, qualidade de vida e felicidade são os temas centrais
de um lado, qualidade de vida e felicidade de outro– passa a ser o tema central, aquele que deve ser mais valorizado.
Quando isso acontece, estabelece-se um fluxo contínuo de proximidade, credibilidade e confiança. Há real engajamento das pessoas com a empresa, há efetiva convergência de propósitos. O que era sonho, utopia, por incrível que pareça, vira realidade.
Não estou dizendo que seja fácil, em absoluto –especialmente em nosso negócio de distribuição de energia elétrica, por natureza disperso geograficamente. Alcançar nossos objetivos nos exige, entre outras tantas coisas, um esforço brutal de comunicação, que requer investimento, tempo e atenção mais do que especial.
Implantamos uma rede social corporativa própria de que todos participam intensamente, que serve tanto para a gestão do conhecimento como para a gestão de atitudes.
A rede também nos ajuda a produzir sucessores sistematicamente para os diversos cargos, sendo uma plataforma para o desenvolvimento de talentos. E, é claro, nós aproveitamos nossos talentos internos
–em 93% dos casos.
Criamos metas desafiadoras, e claras, para nossos profissionais, mas não os jogamos na fogueira: nós lhes oferecemos apoio, acompanhamento e um amplo processo de feedback e coaching para que possam cumpri-las.
Estou 100% convencido: pessoas felizes são a grande, ou a única,