HPV
CURSO DE FARMÁCIA
LUCAS SOUZA
PAPILOMAVÍRUS HUMANO
CANOINHAS
2013
LUCAS SOUZA
PAPILOMAVÍRUS HUMANO
Trabalho da Disciplina de Microbiologia do Curso de Farmácia da Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Professor: Liz Regina Ghislandi.
CANOINHAS
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 HPV 5
2.1 COMO SE PEGA O HPV 5
2.2 COMO SABER QUE TENHO HPV 5
2.3 EXAMES PARA O DIAGNÓSTICO DO HPV 6
2.4 O HPV TEM CURA 7
2.5 QUAL A RELAÇÃO ENTRE HPV E CÂNCER 7
2.6 AIDS E HPV TÊM RELAÇÃO 8
2.7 GRAVIDEZ E HPV 8
2.8 COMO SE PREVENIR 8
2.9 QUAL O PAPEL DO PARCEIRO 9
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Há um grande receio em relação a lesões que surgem em regiões genitais. Ao observa-se qualquer úlcera, corrimento, nódulo ou verruga, a pergunta que surge é: Essa lesão é uma doença transmitida pelo sexo? Talvez sim, talvez não. Não se pode generalizar, nem tudo que aparece como lesão nos genitais é realmente transmitido pelo ato sexual, alguns problemas mais banais podem motivá-la. Assim, é importante que se tenha noção, mesmo que superficial, das possíveis doenças que realmente estão relacionadas à prática sexual, principalmente para impedir uma provável transmissão para outras pessoas, além das complicações que podem ocorrer em casos indevidamente identificados e tratados.
Não é de hoje que se conhece a existência de doenças associadas à atividade sexual. Desde tempos remotos há relatos de doenças consideradas venéreas, de cujas complicações muitos homens e mulheres padeceram. Com o passar dos séculos e o avanço de diversas formas de pesquisa, principalmente da microscopia, foram identificados microorganismos que se associavam a tais lesões. Assim, atualmente classifica-se esse conjunto de manifestações e doenças, diretamente ligadas às relações sexuais, como doenças sexualmente transmissíveis, as DST.
A oficina Sanitária Pan-Americana