Hpv e assistencia de enfermagem
É imprencidivel que o enfermeiro adquira conhecimentos acerca do HPV e de suas implicações biopsico sociais, de forma a trazer subsídios que possam contribuir para educação e prevenção da população. Esse profissional, deverá compreender toda a fisiopatologia, diagnostico e tratamento do HPV, assim como também deverá estar engajado na profilaxia da doença e nas praticas de enfermagem.
Uma ferramenta importante para esse processo será a consulta de enfermagem, na qual o enfermeiro poderá trabalhar a relevância de aderir ao tratamento e acima de tudo, atuar na detecção precoce do HPV, evitando assim uma possível evolução para o câncer de colo de útero. Corroborando essa reflexão, Carvalho e Queiroz5, pontuam que a consulta de enfermagem ginecológica, deve fundamentar-se nessa premissa, uma vez que o enfermeiro dominante dos conhecimentos das evoluções das alterações cervico uterinas e condutas indicados para cada caso, se faz um grande e importante aliado na luta contra os altos índices de HPV e câncer de colo de utero.
Na pratica do cuidado da família e comunidade é importante que se desenvolva ações de promoção e prevenção, informando e detectando fatores de risco que os sujeitos estão submetidos, contribuindo assim, na detecção precoce e adesão ao tratamento pelo casal. É de suma importância envolver os membros de uma família na percepção e interação sobre os seus próprios problemas a partir de soluções propostas; implanta-las e acompanha-las se torna um dos grandes desafios dos enfermeiros. Na lógica da educação em saúde, o emfermeiro torna-se ratificador desta importância, concientizando as mulheres de seu papel como agente