Lapa
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
DE ADMINISTRAÇÃO
CLOVIS VICENTE FOLETTO
FERRAMENTAS APLICÁVEIS À GESTÃO DE PESSOAS
VISANDO O DIAGNÓSTICO DE RESULTADOS
Santa Cruz do Sul/RS
2008
CLOVIS VICENTE FOLETTO
FERRAMENTAS APLICÁVEIS À GESTÃO DE PESSOAS
VISANDO O DIAGNÓSTICO DE RESULTADOS
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão de Pessoas e Diagnóstico.
Orientador: Prof. Marilucia Ricieri
Santa Cruz do Sul/RS
2008
1) Responda a questão 1 com base no seguinte texto:
“No último mês, trabalhei com alguns clientes que tinham como foco a redução de urgências e interrupções. Quando paramos para entender a origem dos problemas, analisamos que, em boa parte, a causa era exatamente a falta da gestão do conhecimento”. Colocando-se no papel de um consultor com formação em administração e com seu conhecimento em administração, qual ferramenta você utilizaria para realizar o seu trabalho e detectar as possíveis falhas ocorridas na empresa? Justifique sua resposta.
1) No caso em apreço, a ferramenta mais viável e eficiente a ser usada é a “BRAINSTORN”, através da qual levanta-se o máximo de idéias e sugestões das mais variadas peças humanas envolvidas na produção. Muitas vezes os funcionários sem cargos expressivos, os chamados “chão de fábrica”, possuem uma visão bem específica de questões relevantes que podem contribuir com o aumento da produção ou a redução de custos, mas por falta de oportunidade, coragem (medo de perseguição) ou por se sentirem “pequenos” perante os diretores e gerentes, deixam de expor opiniões valiosas e que ao mesmo tempo encontram-se distantes da óptica superior, afinal, estão diretamente envolvidos com a atividade fim.
O “BRAINSTORN” dá a oportunidade para todos se expressarem – independente de função e