hotelaria
A definição de plano de marketing mais difundida é de autoria de Las Casas (2001, p.18) na qual é dito que “é o modo de estabelecer objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico de uma empresa”. Ou seja, é um complemento ao plano de negócios da empresa que definem a situação atual e as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos do marketing, e é indispensável para o crescimento de tal. Quando se elabora um plano de marketing devem-se ter as expectativas futuras e os clientes potenciais. Esse documento tem a validade de 1 a 5 anos, necessitando de atualização. O plano de marketing ajuda a transformar o sonho do empreendedor em ações estruturadas, também varia de empresa para empresa, mas é importante, pois tem inúmeras vantagens, tais como: detectar as oportunidades e ameaças, as decisões são baseadas em elementos concretos e identificáveis, identifica os pontos fortes e fracos da empresa ou organização, permite fixação dos objetivos, identifica cenários alternativos, menor possibilidade de insucesso e também beneficia a empresa em ter seus colaboradores estabelecendo prioridades sobre como investirem em seus recursos, serve também para comunicar e prever o futuro da empresa. Muitas pessoas, de empresas pequenas acabam por pensar que o marketing e privilégio só das grandes empresas, não sabendo que esse e o segredo para garantir o desenvolvimento de tal empresa.
Existem fatores que devem ser estudados para posicionar uma empresa e a partir deles conhecer e analisar o mercado, o plano de marketing possui três etapas, são elas: PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO E CONTROLE.
Na primeira é onde são definidas as características do seu negócio, onde também você elabora a analise do ambiente que incluem fatores externos (econômicos, políticos, sócios culturais e concorrência) e fatores internos. A análise SWOT que são seus pontos fortes e fracos, suas