hotelaria
Acredita-se que a hotelaria surgiu da necessidade que os viajantes tinham de procurar abrigo, alimentação durante as suas viagens.
O marco inicial da hospedagem para maioria dos autores são os Jogos Olímpicos, que foram de imensurável importância paro desenvolvimento do turismo mundial.
Na Grécia Antiga os visitantes de várias localidades iam ás Olímpias assistir aos jogos olímpicos, competições essas que duravam dias, para esses eventos, foram construídos o estádio e o pódio, onde se homenageavam os vencedores e onde ficava a chama olímpica.
Mas tarde foram acrescentados os balneários e uma hospedaria, com cerca de 10 mil metros quadrados, com o objetivo de abrigar os visitantes. Essa hospedaria teria sido o primeiro hotel que se tem noticia.
Para que haja uma hospedagem, é necessário que haja primeiro deslocamento. Outro marco de extrema importância para o desenvolvimento dos meios de hospedagem é o deslocamento do povo romano.
As estradas romanas foram sem dúvida o principio da hospedagem com fins lucrativos, porque naquela época só se hospedavam em casas de acolhimentos quem tivesse uma carta assinada por uma autoridade.
Os primeiros estabelecimentos de hospedagem surgiram no final da Idade Média na Europa. Eram as tabernas e as pousadas. Estas eram públicas com fins lucrativos, localizadas em povoados onde se ofereciam alimentos, bebidas e albergues a viajantes, cavaleiros e carruagens.
No final do século 19, os hóspedes se tornaram mais exigentes e dessa maneira surgiram os hotéis de grande porte e luxuosos.
No Brasil
No Brasil a hotelaria nasceu por iniciativas dos portugueses. Em solo brasileiro pessoas passaram a receber viajantes em suas casas. Por sua vez, os colégios e mosteiros, como o mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, recebiam viajantes ilustres no período colonial.
Das redes hoteleiras no Brasil, o estado de São Paulo é o pioneiro no desenvolvimento hoteleiro, pois as primeiras hospedagens