Hotel
Análise de um grupo de profissionais de hotelaria
Relações interpessoais
Docence: Marta Caetano
Discente: David Siva, nº 7091535
Escola Superior e tecnologia do mar
Introdução
Com este trabalho pretendo avaliar um pouco sobre a relção existente entre um grupo de profissionais da área de hotelaria especificamente, os que trabalham no departamento de comidas e bebidas, na secção de bar. Um trabalho que exige dar muito e abdicar de algumas coisas que podem ser importantes na vida, o que por vezes leva a situações de conflito e interesses, pois existem posições de chefia que todos pretendem alcançar.
O Grupo
O grupo é constituído por sete elementos que se dividem em chefe, subchefe, dois empregados de primeira categoria e dois de segunda categoria. São duas pessoas do sexo feminino e cinco do sexo masculino, a comunicação é essencialmente verbal por vezes escrita quando alguém escreve um pedido para ser preparado.
O objectivo é a operação de um serviço neste caso o serviço e preparação de bebidas e serviço de refeições. Quando em trabalho o grupo comunica em prol de um objectivo, um serviço de excelência para com os clientes. Existem regras determinadas para a função e categoria de cada um dos membros do grupo mas existe uma grande entreajuda entre todos os elementos pois existem situações de muito trabalho em que temos que se unir, respeitando sempre as regras de conduta determinadas pela entidade empregadora e a classe profissional em que nos inserimos., demonstrando que o é coeso mas apenas em relações de trabalho.
Classificando quanto ao tipo de relacionamento é secundário e também de referencia dentro dos outros grupos existentes no local de trabalho.Hierarquizando as funções e controlando a coesão e os fluxos de informação o grupo trabalha para atingir os seus objectivos.Existe por outro lado uma manipulação por parte de certos elementos do grupo que por vezes insistem em tomar atitudes que levam a desconfiança entre