Hotel e Gestão em 2014 e 2016
A atividade hoteleira surgiu no Brasil no período colonial com a chegada da corte portuguesa na cidade do Rio de Janeiro em 1808. Isso fez com que a quantidade de estrangeiros aumentasse muito e com eles a necessidade de hospedagem. Assim surgiram algumas das primeiras casas de pensão e hospedarias.
A procura por esse tipo de serviço cresceu, e por conta da escassez dos hotéis, o governo criou o Decreto n°1160, de 23 de Dezembro de 1907, que isentava de impostos os primeiros grandes cinco hotéis que se instalassem na cidade. Começou a surgir então os grandes hotéis.
O primeiro hotel com uma grande estrutura foi inaugurado no Rio de Janeiro em 1908, O Avenida, com 220 apartamentos. Logo após foram criadas a EMBRATUR (Empresa Brasileira de Turismo) e o FUNGETUR (Fundo Geral de Turismo) que promoviam o incentivo fiscal causando uma ascensão no setor. Na década de 90 começaram a surgir às cadeias hoteleiras no país.
2. ESTRUTURA FUNCIONAL DE UM HOTEL
O processo organizacional de um hotel, em todas as categorias de pequeno a grande porte, pode ser reduzido a quatro processos.
Processo Comercial: Relações públicas, promoções, vendas e reservas.
Processo Hospedagem: Recepção, portaria, etc.
Processo Alimento e bebidas: Café da manhã.
Processo Administrativo: Área administrativa e financeira.
3. O MERCADO HOTELEIRO NO BRASIL
Brasil vai ser sede da Copa do Mundo 2014, no Rio de Janeiro, uma das cidades-sede, onde altos preços dos hotéis acabaram prejudicando os setores hoteleiros, alimentação e o turismo no geral. Alguns economistas dizem que os preços altos das passagens aéreas e dos restaurantes, o real valorizado e a falta de estímulos financeiros e fiscais também contribuem para esse cenário.
Além do setor ser favorecido pelos grandes eventos, fora o carnaval e réveillon, se recebesse os investimentos certos durante essas datas, o emprego aumentaria cerca de 80%. As diárias de em um hotel no Rio de Janeiro estão