Hotel Lusa
O presente trabalho tem como objectivo numa primeira fase efectuar um diagnóstico do modelo e dos instrumentos de controlo de gestão do Hotel Lusa, seguidamente identificar e propor instrumentos de controlo de gestão que melhor se adaptem às necessidades da empresa e, por último, propor um modelo de controlo de gestão que consiga espelhar a performance do Hotel Lusa.
1. Diagnóstico
1.1 Situação Económica
Primeiramente será realizada uma análise do ambiente externo, aos factores económicos, políticos, tecnológicos e sociais. Não se sabe em que país está sediado o Hotel Lusa, apenas é indicado que é uma cidade europeia (para uma mais simples interpretação foi considerado um país da União Europeia).
Ao pertencer à União Europeia permite a livre circulação de pessoas, bens e serviços por todos os países membros o que origina uma maior afluência de pessoas ao Hotel com mais facilidade. A 1 de Maio de 2004 entraram 10 novos países para a UE o que veio aumentar as possibilidades de crescimento do Hotel Lusa.
Nestes últimos anos (até 2003) assistiu-se a uma estagnação económica na zona euro, conducente a um aumento do desemprego, a desigualdades e a situações de pobreza. O crescimento económico para 2004 prevê-se que seja modesto, assim, o investimento nos recursos humanos deve obrigatoriamente figurar no primeiro plano de toda e qualquer iniciativa de crescimento. O Conselho Europeu aprovou a intenção da Comissão de lançar uma iniciativa, em cooperação com o Banco Europeu de Investimento, para apoiar o crescimento e a integração graças a um aumento dos investimentos globais e da participação do sector privado nas redes transeuropeias. Esta iniciativa poderá constituir um estímulo para o crescimento económico em 2004.
Em termos de tecnologias, cada vez mais rápido aparece um produto a substituir o anterior, e é um factor a ter em conta. Um hotel de 5 estrelas como o Hotel Lusa tem de ter obrigatoriamente tecnologia de ponta para satisfazer os