Hotel fazenda sustentável
Cidades sustentáveis são cidades que implementam políticas públicas sustentáveis, que respeitam e preservam o meio ambiente.
As cidades sustentáveis tomam medidas para evitar utilização inadequada dos imóveis urbanos, o gerenciamento do solo, a edificação ou o uso excessivo ou inadequado em relação à infra-estrutura urbana, a instalação de empreendimentos ou atividades que possam funcionar como pólos geradores de tráfego, a deterioração das áreas urbanizadas; a poluição e a degradação ambiental.
Outra preocupação das cidades sustentáveis é fazer com que a população faça um uso eficiente e sem desperdícios de água, energia, e sempre usando materiais renováveis.
Tomar banho em 5 minutos;
Usar pilhas recarregáveis;
Desligar os eletrônicos inativos;
Usar sacolas retornáveis no mercado;
Usar garrafa de água durável.
Hotel Fazenda
Uso de energia elétrica proveniente da Usina de Itaipu, em todo o hotel, postes de iluminação e lâmpadas nos quartos.
Uso de lâmpadas de baixo consumo de energia (Uso de lâmpadas frias em vez de incandescentes)
Reutilização da água da chuva para lavagem das áreas externas do hotel e também para irrigação dos jardins;
Reutilização de toalhas;
Uso de iluminação natural (acomodações e áreas comuns com janelas grandes) Circulação dos hóspedes dentro do hotel é somente a pé.
Resíduos orgânicos
Pensando na gestão de resíduos orgânicos, a HYPERLINK "http://ecohospedagem.com/que-tal-transformar-os-restos-de-alimentos-em-adubo/" \t "_blank" compostagem é uma prática usada para gerar compostos orgânicos que podem ser utilizados como adubo em jardins, pomares ou hortas. Neste caso, pode-se utilizar toda a produção de resíduos sólidos orgânicos, além de restos de varrição, que misturado ao esterco fresco e poda de galhos/gramas gerará, após um período, produto rico em nitrogênio e carbono a ser utilizado na horta orgânica.
Resíduos “secos”
Estes podem ser classificados em alumínio, plástico, papelão/papel, aço,