sociedade
Este trabalho tem como objetivo explanar a nova classificação de meios de hospedagem brasileira: SBClass e os diversos meios de hospedagem que nela se encaixam. O turismo e a hospedagem estão em expansão em virtude dos grandes eventos que estão por vir.
Os meios de hospedagem são os empreendimentos ou estabelecimentos, independentemente de sua forma de constituição, destinados a prestar serviços de alojamento temporário, ofertados em unidades de frequência individual e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços necessários aos usuários, denominado de serviços de hospedagem, mediante adoção de instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária (artigo 23 da Lei n° 11.771/2008).
Para aumentar a competitividade do setor hoteleiro, o Ministério do Turismo (MTur) junto com o Inmetro, a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a Sociedade Civil desenvolveram um novo sistema de classificação de meios de hospedagem (SBClass). Uma tendência mundial que o Brasil está seguindo para atrair ainda mais turistas.
O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu sete tipos de Meios de Hospedagem, para atender a diversidade da oferta hoteleira nacional (Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama & Café, Hotel Histórico, Pousada e Flat/Apart-Hotel) e utiliza a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias.
O SBClass está fundamentado em uma série de requisitos a que os meios de hospedagem devem atender de infraestrutura e sustentabilidade.
O meio de hospedagem para ser classificado na categoria pretendida deve ser avaliado por um representante legal do Inmetro e demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a no mínimo 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).
- Tipos de alojamento:
Não comercial: estabelecimento que não cobra pelo usufruto de acomodação, como casa de amigos e parentes ou imóvel próprio fora do entorno habitual (residências secundárias).
Comercial: