Projeto Praia do Pedral
HOTEL FAZENDA ESTREITO PEQUENO
SUMÁRIO
JUSTIFICATIVA
BRIEFING
BENCHMARKING
QUADRO COMPARATIVO
ANÁLISE DE
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO
CRONOGRAMA GERAL
ORÇAMENTO GERAL
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
JUSTIFICATIVA
O Brasil, suas regiões, Estados e municípios, por suas características geográficas, hidrográficas, culturais, sociais e econômicas, atraem, atualmente, por volta de 50 milhões de turistas internos e 5,2 milhões (2007) de turistas internacionais (Folha SP On-line 18/03/2008), que utilizam para seu deslocamento e no seu local de destino diversos serviços relacionados a sua estada, bem-estar, lazer e/ou trabalho, gerando empregos “Em 2005, atividades de turismo geraram 8,1 milhões de postos de trabalho” (IBGE, 2008) e divisas muito consideráveis para o país. “Em 1992, já havia (o turismo) se tornado o maior setor da economia com o maior número de empregos em todo mundo.” (THEOBALD, 2001, p. 23)
A Organização Mundial do Turismo (OMT), responsável por representar os interesses turísticos de organizações governamentais e oficiais, define o turismo como um fenômeno que envolve o turista, os prestadores de serviço, o governo e a comunidade do destino turístico. Segundo a Organização “O turismo, fenômeno econômico e social, por décadas, experimentou uma contínua e profunda diversificação para se tornar um dos setores da economia a crescer mais rapidamente no mundo. O turismo moderno está intimamente ligado ao desenvolvimento e engloba um número crescente de destinos. Essa dinâmica transformou o turismo na chave para o progresso socio-econômico”. (http: //www.unwto. org/aboutwto/why /en/why. php?op=1)
O estudioso e autor, Mário Carlos Beni, defende que a conceituação do turismo não pode ter uma definição limitada, considerando que o fenômeno ocorre em distintos campos de estudo, e é analisado por correntes de pensamentos diferentes. Para ele o turismo é um ”[...] elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que