hotalicas
Embrapa Hortaliças Textos Novos rumos na produção de hortaliças
Novos rumos na produção de hortaliças
Warley M. Nascimento Ph.D., Fisiologia de Sementes
Embrapa Hortaliças
Estimase que a produção atual de hortaliças no Brasil seja superior a 11 milhões de toneladas com um valor aproximado de 2,5 bilhões de dólares. Esta produção em nosso país apresenta características contrastantes, revelando enormes diferenças na adoção de insumos e tecnologias.
Nos últimos anos, a crescente demanda e a exigência pôr produtos de melhor qualidade, tem afetando significativamente a forma da produção e comercialização das hortaliças. Neste sentido, notase em diferentes regiões do país, o emprego de novas tecnologias visando a otimização da produção olerícola. Avanços em tecnologias de precisão, incluindo "Global Positioning System"
(GPS), cultivo protegido, "mulching", sistemas computadorizados, fertirrigação, hidroponia, programas de manejo integrado de pragas e doenças, uso de sementes híbridas e/ou produtos geneticamente modificados (transgênicos), mudanças nos hábitos alimentares, e consequentemente mudanças na forma de comercialização, vem sendo associados com a produção olerícola.
O cultivo protegido já é uma realidade em diferentes regiões produtoras. O sistema mais difundido atualmente é a utilização de estufas ou estruturas afins. A utilização destas estruturas possibilita aumentos de produtividade em pequenas áreas e principalmente em períodos de entresafra; o produto final deste sistema é uma maior estabilidade da produção. Ainda, o cultivo protegido propiciará produtos de alta qualidade e mais saudáveis, características estas buscadas cada vez mais pelos consumidores. Como este sistema requer um alto investimento inicial, a maximização da produção deve ser enfatizada; outras mudanças na forma de produção são trazidas conjuntamente.
A técnica do "mulching" (uso de coberturas em canteiros, principalmente polietileno) também