Hospitalidade
O termo Hospitalidade, segundo Walker (2002, p. 4), “[...] é tão antigo quanto a própria civilização. Deriva da palavra de origem francesa ’hospice’ e significa dar ajuda / abrigo aos viajantes”. Está diretamente relacionado ao ato de hospedar alguém, ou seja, de receber alguém e dar abrigo a esta pessoa.
A palavra hospitalidade, tal como ela é usada hoje, teria aparecido pela primeira vez na Europa, provavelmente no início do século XIII e designava hospedagem gratuita, atitude caridosa oferecida aos viajantes da época.
A Hospitalidade de forma objetiva significa acolhimento. A capacidade de receber visitantes ou clientes de forma agradável e gentil, gerando conforto, permitindo que a pessoa se sinta a vontade e que usufrua de serviços de qualidade.
A hospitalidade envolve uma série se serviços como, hotéis, restaurantes, lojas, locadoras de veículos, turismo, serviços de lazer e entretenimento. Principalmente visa atender a demanda turística e a demanda de lazer e de eventos, especialmente nos segmentos de hospedagem e gastronomia.
A hospitalidade que principalmente visa atender a demanda turística e hoteleira vem sendo aplicada cada vez mais em outros tipos de estabelecimentos, como, restaurantes, lojas, locadoras de veículos, eventos, e variados tipos de comércios, pois é a forma de cativar cada vez mais o seu cliente, fazendo-o com que o cliente se sinta bem, e sai satisfeito com o serviço prestado.
As impressas estão buscando cada vez mais o conceito da hospitalidade, assim treinando seus colaboradores, e mostrando para eles a principal importância que tem a hospitalidade no mercado hoje em dia.
Referências Bibliográficas:
A Hospitalidade no turismo: O Bem receber http://www.serragaucha.com/upload/page_file/hospitalidade-e-bem-receber.pdf
Hospitalidade mais que um conceito, um diferencial .http://qiprofissional.com.br/hospitalidade-mais-que-um-conceito-um-diferencial/