Hospitalidade
O bairro da Vila Nova Cachoeirinha, localizado na Zona Norte de São Paulo, surgiu em 5 de agosto de 1933, colonizado por imigrantes japoneses que se instalaram no local, onde havia uma região de chácaras e fontes naturais como cachoeiras e riachos. O cultivo principal da região nessa época era o plantio de batatas e hortaliças. Com objetivo de unir a população local e preservar a cultura nipônica, essas famílias de imigrantes fundaram na mesma data a Associação Nipo Brasileira.
A origem do nome do bairro surgiu porque na região existiu uma cachoeira, que era um atrativo de lazer dos moradores antigos, e que posteriormente foi soterrada para dar espaço a uma das principais avenidas chamada de Inajar de Souza, esta que hoje possibilita o acesso fácil dos habitantes á vias importantes de acesso como a Marginal Tietê.
LEGIBILIDADE
Visualmente é um bairro populoso e misto de residências e comércio. Por ser identificado como bairro central e possui um grande Terminal de ônibus atrai fluxos intensos de pessoas que circulam pela região, são eles moradores do próprio bairro e de bairros vizinhos com menor estrutura como Jardim Pery, Cohab Antártica e Pedra Branca, por exemplo. O tráfego de veículos também é intenso por possuir vias de ligação importantes que escoam o fluxo para as Marginais e grandes Centros. A população local é predominantemente de classe c e há uma miscigenação cultural dos habitantes que ali vivem.
ACESSIBILIDADE FÍSICA E VIRTUAL
O bairro é conhecido por abrigar o Terminal de ônibus Vila Nova Cachoeirinha, que possui ligação com os demais terminais da cidade e 22 linhas de ônibus possibilitando o acesso da população a outras regiões e ao centro de São Paulo. Também é possível ver adaptações que facilitam a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, boa sinalização, além de bancos e quiosques de alimentação no local. No bairro também está localizado o Cemitério Vila Nova Cachoeirinha e o Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha conjugado