Hospital São Pedro
O hospital psiquiátrico São Pedro foi a primeira instituição psiquiátrica do estado do RS. O hospital foi construído em 13 de maio de 1874 e inaugurado em 29 de junho de 1884, recebeu o nome de Hospicio de São Pedro em homenagem ao santo padroeiro da provincia. Foi o sexto hospício de alienados implantando o Segundo Reinado no Brasil (1841-1889). O hospício foi renomeado em 1925 como Hospital São Pedro e em 1962, Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Na provincia de São Pedro a preocupação do governo em contar com um locl específico para o acolhimento e tratamento de doentes, ficou evidente através do relatório do presidente Joaquim Antão Fernandes Leão, apresentado a Assembleia Provincial., na 2ª sessão da 8ª legislatura de 05 de novembro de 1859. Leabrando para a proibicção de encaminhamento de doentes para o hospício Pedro II no RJ, sugeriu a criação de uma instituição de caridade especialmente voltada aos insanos da província.
No ano seguinte, como o número de doentes aumentava rapidamente na Santa casa de Porto Alegre, aumentou a dificuldade de acolhimento na instituição, sendo necessário abrir os doentes de ambos sexo na cadeia cívil.
Em 1864 foi registrado no relatatório emitido pelo presidente da Província de São Pedro, Espiridião Eloy de Barros Pimentel, dando informaçãoes do atendimento proporcionado ao longo do ano anterior pela Misericórdia de Porto Alegre: Que dentre uma popuação atendida de 1.012 enfermeros constavam 50 doentes mentais pobres (30 homens e 20 mulheres) e 07 particulares (05 homens e 02 mulheres). Que saíram curados 12 doentes mentais pobres e 02 doentes mentais particulares.
O marechal de campo Luiz Manoel de Lima e Silva, provedor da Santa Casa de Misericórdia de 1865 a 1872, censurou em seu relatório de 1867 emitido a Mesa Administrativa, o comportamento destrutivos dos doentes.
No último ano de sua gestão, o provedor Lima e Silva reafirmou as