Hospital Rede Sarah
A Casa de Vidro é um marco da arquitetura de São Paulo, construído por Lina Bo Bardi, em 1951, para a residência do casal. O jardim da casa, em um terreno de 7.000 m2, no Morumbi, é raro exemplo de conservação da mata brasileira.
É na Casa de Vidro que hoje funciona o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, criado em 1990, por uma decisão pessoal de Bardi, com o apoio de Lina. O acervo pessoal, reunido pelo casal ao longo de sua vida, foi doado para o Instituto com o objetivo de promover, pesquisar e divulgar os campos da arte e da arquitetura no Brasil. É constituído de obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, além do ar quivo pessoal de ambos, significativos para a cultura do Brasil.
Este acervo dos Bardi transcende o aspecto pessoal, pois carrega o raro testemunho de dedicação e generosidade para com o povo brasileiro, o interesse genuíno pelas características da nossa cultura, favorecendo a memória de uma fase importante da nossa história.
Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, e mais tarde também pelo IPHAN como patrimônio histórico, a casa tornou-se um ponto de visita obrigatório para arquitetos internacionais e fonte de pesquisa para estudiosos. O Instituto promove exposições, encontros, palestras, visitas, publicações e vídeos.
http://www.institutobardi.com.br/casa_vidro.asp
________________________________________________________________________
SITE VITRUVIUS
Em 1951, Lina Bo Bradi constrói uma residência para si e para seu marido, o marchand Pietro Maria Bardi. O casal tinha se mudado da Itália para o Brasil em 1947.
Fotografias, tiradas logo depois da construção da Casa de Vidro, mostram um disco voador brilhante, pousado em uma colina. "Pernas" muito finas sustentam o equilíbrio. Uma escada frágil de ferro é deixada como uma descida do tombadilho para a terra. Uma abertura no meio da nave poupa uma árvore que está recoberta de plantas e flores.