Hortelã
1 INTRODUÇÃO A Hortelã tem o nome cientifico de Mentha piperita. L, família Lamiaceae, é conhecida popularmente por hortelã, hortelã pimenta, menta, menta inglesa, sândalo, hortelã das cozinhas, dentre outras nomenclaturas. É considerada uma das plantas medicinais mais antigas, sendo possivelmente originada da Ásia Oriental. Essa espécie é um híbrido gerado do cruzamento de diversas espécies, sendo utilizada como flavorizante, em preparações farmacêuticas, como aditivo em alimentos e na produção de produtos de higiene bucal.
A Hortelã apresenta como características principais ser uma planta aromática, anual ou perene, medindo cerca de 30 cm de altura, semi-ereta, ramos de cor verde escura a roxa purpúrea, folhas elípticas e acuminadas .
Por meio do desenvolvimento tecnológico e da ciência, as plantas medicinais estão sendo valorizadas pelo poder terapêutico, pesquisado e demonstrado pelos estudos, com isso vem crescendo sua utilização, recomendada por profissionais de saúde. Ainda, destaca-se que no Brasil foi instituída a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, com o intuito de garantir a integralidade da atenção à saúde, desse modo, valorizando a inserção das plantas medicinais e dos fitoterápicos nos serviços de saúde (BRASIL, 2006).
2-DESENVOLVIMENTO.
2.1- Para Que Serve A Hortelã
A hortelã serve para o tratamento da azia, má digestão, problemas do fígado e vesícula biliar, flatulência, náuseas, vômitos, cólon irritável, dor de dente e nevralgias. O uso do óleo essencial de hortelã é indicado para combater inflamações orofaríngeas, gripe, tosse, bronquite, faringite, rino-sinusite e seu uso externo na dor muscular.
2.2- Propriedades Da Hortelã
A hortelã possui propriedade anti-séptica; anestésica; tranquilizante suave; analgésica (principalmente a nível local e das mucosas do aparelho digestivo); antitússica; mucolítica; expectorante e descongestionante das