Hortelã
Nome científico: Mentha piperita ou Mentha crispa
Descrição:
Erva perene de folhas aromáticas, originária da Ásia e Europa. Caracterizada por apresentar ramos estoloníferos, eretos e quadrangulares, ramificados na porção superior, cujas folhas são opostas, ovuladas, com margens abruptamente denteadas, rugosas e com pecíolos curtos.
INDICAÇÃO:
O vapor do chá da hortelã por si só já ajuda a aliviar tosse e constipações. A planta possui uma substância conhecida como mentol que possui um componente antibacteriano que ajuda a combater vírus e bactérias. Em algumas pessoas o chá de hortelã pode inclusive aliviar dores musculares decorrentes de exercícios físicos intenso, além de outros benefícios principalmente para o sistema digestivo, pois a hortelã contém vitaminas do complexo B, cálcio e potássio, que auxiliam na digestão quando mesmo é tomado após as refeições, além de ser útil para pessoas que estão com ataques de diarréias, cólicas, dores de barriga ou de estomacais. Fazer gargarejos com o chá melhora o hálito e pode ajudar a combater dores de garganta.
Parte usada: Folhas e sumidades floridas, por infusão.
COMO FAZER O CHÁ DE HORTELÃ:
Para preparar o chá, separe as folhas da erva medicinal em um xícara de chá (você também pode aproveitar os talos da hortelã para fazer o chá).
Adicione meio litro de água às folhas e espere por cerca de cinco a dez minutos (isso irá variar a consistência do chá).
Por fim, adoce o chá com açúcar ou mel a gosto, caso queira. O chá é servido a emperatura ambiente.
DOSAGEM:
Folhas, ramos e flores, 10 gramas para 1 litro de água; tomar 4 a 5 xícaras por